quarta-feira, 13 de junho de 2007

A Paisagem Urbana de São Paulo.


Esta semana estive de "férias" em São Paulo e me atualizando das inúmeras tendências do mercado através de eventos como a CASACOR.

Mas São Paulo é verdadeiramente uma cidade de superlativos. As impressões que se ficam é que a cada dia a cidade se transforma para abrigar e dar conforto aos seus usuários. Seja nas ruas por onde se anda, seja na gentileza das pessoas lhe indicarem um melhor caminho para o seu destino. Sejam nas impressões que você passa a ter de cada lugar visitado.


Tive o prazer de visitar duas áreas importantes. Uma, a da Cultura. A Cidade é completamente recheada de programas, alguns para quem realmente gosta, outros pelo simples prazer de estar ali. A outra área, foi a da Paisagem Urbana, com suas edificações e áreas verdes que nos geram sensações diferentes em cada área da Cidade.


O Parque da Luz, ao lado da Pinacoteca e em frente à Estação da Luz é um desses locais. Até parece que você não está numa cidade com um trânsito caótico, com a chamada "loucura de vida", pois até lembra um Paraíso, com seus jardins exuberantes, suas áreas de estar ao ar livre onde se pode sentar e passar horas a fim lendo uma boa obra. Às árvores, centenárias, com suas vizinhas palmeiras, formam um denso conjunto, com um desenho não tão ordenado, poré, nos faz ter emoções diferentes, já que podemos trilhar caminhos diversos, que nos levam sempre à espaços mais largos, ou trilhas menores, ornamentadas por esculturas de diferentes significados.


Outro espaço que jamais esquecerei foi o Butantã, não por seus habitantes importantes, mas pela valorização da Flora. Quase que em Estados Nativos, as plantas vivem em harmonia com as edificações como se aquilo não tivesse sido construído pelo homem. As trilhas nos fazem ter diferentes visões, auxiliadas pelo relevo, marcado por acentuadas curvas que no levam a áreas mais elevadas, onde se pode ter uma visão mais completa da área.


Mas não só de Parques, como também de edificações de destaque na Paisagem se faz esta cidade. Umas das edificações que mais me chamou atenção foi o Instituto Tomie Othake, com suas cores audaciosas (Rosa e Azul), em pelo bairro cercado de concreto. Além do Contraste entre o "novo e o velho" presente a cada rua que se passa. Mais ou menos como Sampa, não Só na Av. Ipiranga, com a Av. São João, mas também presente não só nas esquinas, mas nos meios de quadras e logradouros não tão conhecidos.


Enfim, São Paulo é tudo de Bom! Espero que num momento muito próximo possa voltar a esta cidade, pois ainda há muito a se conhecer nesta importante Paisagem Urbana.

Nenhum comentário: